sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lesões nos Meniscos


Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas que se encontram sobre os platôs tíbias, e tem como função dar estabilidade e simetria a articulação, além de reduzir o atrito entre as superfícies articulares.
As lesões meniscais ocorrem com maior freqüência durante os agachamentos e nos movimentos de giro sobre o joelho, chamado de movimento “Pivot”.
As lesões dos meniscos podem ser várias formas: lesão artificial (horizontal), lesão em cauda pendulada, e a mais comum e grave de todas a lesão em alça de balde.

O TRATAMENTO CLÍNICO:

O tratamento de eleição para a grande maioria dos ortopedistas nas lesões meniscais é o cirúrgico, sendo que o tratamento conservador pode ser indicado para alguns pacientes com lesão de menisco medial que não tenham atividade esportiva.
As indicações cirúrgicas mais utilizadas nos tratamentos das lesões meniscais são as artrocopias e as suturas dos meniscos. A técnica artroscópica torna mais precisa a meniscectomia, pois os médicos sabem da importância de se manter o menisco integro e tentam ao máximo retirar o mínimo possível do menisco.


fonte: http://www.fisioterapiamanaus.com.br/menisco.php

segunda-feira, 14 de março de 2011

Síndrome da Apnéia do Sono


A apnéia do sono é um grupo de distúrbios graves do sono nos quais a respiração é interrompida repetidamente durante o sono (apnéia), durante um tempo suficientemente longo a ponto de reduzir a oxigenação do sangue e do cérebro e aumentar a quantidade de dióxido de carbono. A apnéia do sono pode ser obstrutiva ou central. A apnéia do sono obstrutiva é causada por uma obstrução da garganta ou das vias aéreas superiores.
A apnéia do sono central é causada por uma disfunção da área do cérebro responsável pelo controle da respiração. Algumas vezes, em casos de apnéia do sono obstrutiva, a combinação da manutenção prolongada da concentração baixa de oxigênio e da concentração elevada de dióxido de carbono diminui a sensibilidade do cérebro a essas alterações, adicionando um elemento de apnéia central ao problema. Geralmente, a apnéia do sono obstrutiva ocorre em homens obesos, os quais, em sua maioria, tentam dormir em decúbito dorsal (apoiados sobre as costas). O distúrbio é muito menos comum em mulheres.
A obesidade, provavelmente em combinação com o envelhecimento dos tecidos orgânicos e outros fatores, acarreta um estreitamento das vias aéreas superiores. O tabagismo, o uso excessivo de bebidas alcoólicas e as doenças pulmonares (p.ex., enfisema) aumentam o risco de apnéia do sono obstrutiva. A predisposição à apnéia do sono – garganta e vias aéreas estreitas – pode ser hereditária, afetando diversos membros de uma família.

fonte: http://www.fisionet.com.br/patologias/interna.php?cod=171

Lesão dos Músculos Posteriores da Coxa


Uma lesão dos músculos posteriores da coxa (distensão do músculo femoral posterior, laceração dos músculos posteriores da coxa) é qualquer lesão dos músculos posteriores da coxa. Os músculos posteriores da coxa, que endireitam o quadril e flexionam o joelho, são mais fracos que seu oponente, o músculo quadríceps da coxa. Se os músculos posteriores da coxa não possuírem pelo menos 60% da força do quadríceps, este irá subjugá-los e acarretará uma lesão. Uma lesão dos músculos posteriores da coxa geralmente causa dor súbita na região posterior da coxa quando esses músculos contraem de forma súbita e violenta. O tratamento imediato inclui o repouso, a aplicação de gelo, a compressão e a elevação. O indivíduo não deve correr ou saltar, mas pode realizar corridas no lugar, remar ou nadar – exceto se essas atividades causarem dor – enquanto o músculo cicatriza. Após o início da cicatrização, os exercícios de fortalecimento dos músculos posteriores da coxa ajudam a evitar a recorrência do quadro.

fonte: http://www.fisionet.com.br/patologias/interna.php?cod=330

As lesões mais comuns no Joelho.


Artrite: há mais de 100 tipos. As mais comuns são a osteoartrite, uma degeneração da cartilagem que afeta o osso, e a artrite reumatoide, doença autoimune. O tratamento depende muito do tipo da doença, mas normalmente se usa analgésico, para aliviar a dor, e injeções de ácido hialurônico.

Lesões do ligamento cruzado: muitas vezes não provocam dor, mas causam instabilidade. Casos mais sérios (como quando há rompimento total) podem necesitar de uma cirurgia.

Lesões do menisco: essa cartilagem pode estirar com a rotação do joelho. Casos mais simples podem ser resolvidos com fisioterapia,e os mais graves demandam cirurgia.

Lesões do tendão: vão desde uma inflamação até o rompimento total. Normalmente são provocadas por atividades físicas que envolvem salto. O tratamento inclui analgésicos, aplicação de gelo e repouso.

Osteomalácia: é um defeito na mineralização do osso, que costuma aparecer em idades maisavançadas. Causa dor e micro fraturas.

fonte:http://www.facafisioterapia.net/